Gasolina ou etanol: qual combustível utilizar?
“Qual combustível você quer abastecer? Gasolina ou Etanol?”.
Quem nunca precisou responder essa pergunta? É, quando chegamos em um posto de gasolina é comum escutá-la. Porém, o que acontece hoje em dia é a dúvida dos motoristas, que realmente não entendem qual o melhor combustível para o seu veículo.
O objetivo desse conteúdo é exatamente esse: explicar como funciona a Gasolina e o Etanol para você entender qual a melhor resposta para a pergunta “Gasolina ou Etanol?”.
Vamos lá?
Carro flex pode rodar apenas com um combustível SIM!
Com a popularização dos carros flex no Brasil, surgiu um mito de que carro flex precisa rodar com Gasolina e Etanol. Então, o que as pessoas fizeram? Começaram a abastecer uma vez Etanol, outra Gasolina, e assim por diante.
Porém, isso é MITO!
Segundo a Central Eletrônica (ECU), carros flex tem a capacidade de identificar os combustíveis e, assim, podem tranquilamente ser abastecidos com apenas um tipo.
Quais as diferenças entre Gasolina e Etanol?
Existem diferenças, e vamos explicar para você. Na verdade a Gasolina é o combustível mais conhecido e tradicional. Utilizado em veículos de passeio, por conta da sua octanagem, ela é formada por hidrocarbonetos, que fazem com que o combustível evapore em diferentes temperaturas.
Já o Etanol é um combustível mais simples, constituído apenas por hidrocarbonetos e evapora apenas uma vez. A octanagem na composição do Etanol é maior que a da Gasolina, o que faz a maior compressão e potência.
Então, o Etanol rende mais potência para o carro. Porém, uma das consequências dessa maior potência é que esse combustível precisa de mais litros para equivaler ao que a Gasolina consegue atingir.
Qual escolher: Gasolina ou Etanol?
A resposta é: depende. Na verdade, existem vários fatores que devem ser considerados. Um deles é o seu objetivo: quer ter um carro mais potente? Utilize Etanol. Quer economizar com combustível? Dependendo dos valores do combustível nos postos da sua região, vale mais a pena colocar Gasolina.
Então, queremos dizer que não existe uma regra de um ser melhor que o outro. Na verdade, o que existe é o seu objetivo e também as suas economias.
É importante sempre, antes de levar em consideração os valores, que você teste o seu motor, colocando uma vez Gasolina e outra Etanol. Assim você conseguirá fazer o cálculo de quilômetros por litro e entender o que vale mais a pena.
Gostou do conteúdo sobre Gasolina ou Etanol? Então, continue lendo nosso blog. Separamos um conteúdo interessante que apresenta 5 cuidados que você precisa ter para manter o seu veículo impecável.